Só PS, Bloco, CDU, PPM, PCTP/MRPP, IL e Ergue-te têm cabeças de lista com raízes em Portalegre

 


Hoje vamos dar uma voltinha pelos candidatos a deputado que se apresentam no distrito de Portalegre, o distrito nacional que menos deputados elege - apenas dois, face a três de Beja, Guarda, Évora e Bragança. Castelo Branco, com 162.590 eleitores, elege quatro.

Nestas eleições com apenas 92.543 eleitores, Portalegre "paga" pelo inverno demográfico que continua a viver. Ainda assim, regista-se uma descida suave, em relação a 2024, do número de eleitores, que nesse ano foi de 93.106. Ou seja, num ano "apenas" foram perdidos 437 eleitores.

Começando pelo primeiro partido do boletim de voto para o nosso distrito, o Ergue-te apresenta Madalena Ultra Thomas como cabeça de lista. A candidata tem 37 anos, é jurista e embora tenha nascido em Lisboa tem residência em Sousel.

Seguindo a ordem do boletim de voto, a Iniciativa Liberal avança com Francisco Biscaya Cardoso, 22 anos apenas, auditor e natural de Portalegre, onde reside.

No PCTP/MRPP, António Esperto Corricas, de 67 anos, é o cabeça de lista. O candidato é serralheiro e é natural de Monforte, embora viva em S. João da Talha.

O PPM, que este ano concorre a solo, é o quinto partido no boletim de voto e o seu cabeça de lista é Hugo Alexandre Lopes, 49 anos, empresário da restauração residente em Belver e natural de Abrantes.

Segue-se o R.I.R, que tem como cabeça de lista Emanuel Martins, candidato que tem 33 anos, é natural de Lisboa, reside em Odivelas e é fotógrafo.

A CDU, como aqui já foi escrito, tem Helena Neves como número 1. A candidata tem 42 anos, é natural da freguesia de Campanhã (no Porto) e reside em Benavila, sendo bióloga-técnica superior da administração local.

Na posição 8 do boletim de voto, o Livre apresenta João Ramos como líder. O candidato tem 27 anos, á natural de Parede (Cascais), é assistente de tradução e reside em Cascais.

O Bloco de Esquerda, por sua vez, avança com José Carlos Monteiro (foto acima), 73 anos. O candidato está reformado, é natural de Alter do Chão e aí reside.

Augusto Fona Vieira, 60 anos, é, por sua vez, o cabeça de lista do ADN de Joana Amaral Dias. O candidato é advogado, natural de Borba e residente em Vilamoura.

Quanto ao CHEGA, desta vez tem como cabeça de lista João Lopes Aleixo (foto acima, à esquerda). O candidato tem 53 anos, é gestor de investimentos, nasceu no Cabeção (Mora) e reside em Lisboa.

O Partido Socialista, como é sabido já por quem anda por aqui, tem Luís Moreira Testa como cabeça de lista. O candidato é natural da freguesia de São Lourenço, em Portalegre e reside nesta cidade, sendo jurista. O Partido já instalou propaganda em Gavião e Pedro Nuno Santos esta noite faz um comício em Portalegre.


Na 13.ª posição no boletim de voto, a AD avança com o ainda ministro Manuel Castro Almeida. O candidato é natural da freguesia de Escapães, Vila da Feira, tem 67 anos e tem residência no Porto, tendo formação como jurista. Luís Montenegro já passou entretanto pelo distrito.

Por fim, o Volt Portugal apresenta a trabalhadora independente Ana Rita Vide como cabeça de lista. A candidata é natural de Arraiolos e vive em Montemor-o-Novo.

Contas feitas, entre as 14 candidaturas temos candidatos com profissões diversas e alguns com raízes no distrito, como acontece nas candidaturas do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, CDU, PPM, PCTP/MRPP, Iniciativa Liberal e Ergue-te.