A última reunião do executivo da Câmara Municipal de Gavião começou com o anúncio de uma situação financeira "muito confortável" graças aos três milhões em caixa e a uma dívida residual.
Presidida por José Pio, que caminha a passos largos para o fim do seu último mandato, a reunião serviu para conceder alguns apoios e ceder instalações municipais, como irá acontecer no próxim dia 28 de junho com a Casa do Povo de Gavião, onde o restaurante 'O Manel' irá servir o jantar para os elementos do encontro de coros organizado pelo Orfeão da Comenda.
A autarquia decidiu também conceder um apoio de 150 euros ao piloto local Rafael Matos, para competir no Raid da Ferraria.
Para Alvisquer, Belver, foi, por outro lado, mais um apoio para apoio à natalidade.
A Câmara Municipal anunciou também que irá entregar 47 bolsas de estudo a estudantes universitários residentes no concelho no próximo dia 25 de abril. Entre os cursos mais frequentados por estudantes gavionenses estão enfermagem (6), informática (3), fisioterapia (2), cuidados continuados (2), gestão (2), optometria (2) e recursos humanos (2), para além de um naipe extenso que vai de Ciências do Mar Laboratório Forense.
A autarquia aprovou, sempre por unanimidade, com o apoio dos vereadores da CDU e do PSD, a aquisição de ambulância para os bombeiros (por 31 mil euro) e renovou a concessão do bar da ecolaguna.
Em suspenso ficou o pedido da ADIC Comenda para a colocação de bancos de jardim à volta do recinto do jogo da malha. José Pio levantou a questão da propriedade do terreno, garantindo que a Câmara tem "uma tira", situação que o vereador Rui Vieira contestou. Perdeu-se demasiado tempo a discutir uma questão de lana caprina e nada ficou resolvido.
A junta de freguesia de Comenda também tem terrenos no local mas já deu o seu aval para que o espaço seja usado para a colocação de bancos. Já que estamos com a mão nesta massa, pensamos que também seria interessante colocar alguns no recinto junto à sede da ADIC, a não ser que também ali haja uma tira qualquer a reclamar.