Tudo começou em 1991 com uma prova popular e sem grandes pretensões. Mas correu tudo tão bem que hoje o Raid Ferraria é uma prova com tudo incluído do calendário nacional de todos o terreno. Uma prova organizada por uma aldeia da freguesia da Comenda com pouco mais de cem eleitores recenseados.
A XXXVII edição da prova foi ontem apresentada na Incubadora de Empresas de Gavião, uma apresentação deste estilo que aconteceu pela primeira vez e com grande sucesso.
Luís Metela, o líder deste milagre, revelou que a prova deste ano terá duas passagens pela zona espetáculo da Ribeira da Venda, de onde parte a mini Baja, e que pela primeira vez terá um percurso em Belver, na zona das Torres.
António Severino, vice presidente da Câmara Municipal de Gavião, manifestou a sua satisfação por ver o Raid da Ferraria a ganhar esta dimensão e reiterou o apoio do município. Também os municípios de Ponte de Sor e Abrantes estiveram representados ao mais alto nível, na qualidade de parceiros também da Associação Recreativa e Desportiva da Ferraria.
Com uma organização que envolve mais de duzentas pessoas, o Raid da Ferraria é já um grande embaixador do concelho de Gavião.
Destaque para a presença de Jaime Estorninho, antigo presidente da Câmara Municipal de Gavião que muito apostou no desporto motorizado, neste Raid e também na Baja Portalegre.
Este ano, o Raid tem o patrocínio da Th Clothes, a única empresa portuguesa de produção de roupa para grandes eventos desportivos, com sede na Batalha.
O Raid deste ano terá 387 quilómetros de percurso cronometrado.