Após um longo processo, o Museu de Artes e Atrelagem de Gavião (MAAG) vai mesmo ser inaugurado no próximo dia 25 de abril, às 11 horas, mas apenas com dois pisos abertos ao público, precisamente o espaço dedicado à exposição de 16 carros de atrelar.
Com um custo a rondar os dois milhões de euros, este é o maior investimento dos três mandatos de José Pio e promete ser um grande factor de atração turística para Gavião, assumindo-se como um pequeno museu dos coches.
Devido às condições atmosféricas que todos conhecem, o novo museu irá abrir ainda sem pintura exterior definitiva e com os dois pisos superiores ainda inacessíveis.
Está obra permitiu reabilitar o edifício que foi casa da família Pequito Rebelo e também seminário menor, assim valorizando-se também o magnífico edificado do Largo do Município, um largo que também será objeto de uma grande requalificação.
O projeto de arquitetura é do portalegrense Carrilho da Graça, um dos maiores arquitectos portugueses, e procurou conservar o "rosto" e as características de um edifício emblemático.
A coleção do museu inclui 16 carros históricos, uma vasta gama de artefactos de atrelagem, peças de arte sacra e ainda uma seleção de penicos que integra uma das maiores coleções do mundo.