Governo vai abrir 900 quilómetros para a mobilidade no Alto Alentejo

 


Há boas notícias quanto à mobilidade em transporte público no Alto Alentejo, como resulta de uma recente reunião da CIIMA com a secretária de Estado da Mobilidade.

O programa "transporte flexível" tem por objetivo permitirá uma maior cobertura da rede intermunicipal e municipal. O que não é propriamente difícil pois hoje a realidade de Gavião passa por uma única carreira para Portalegre e outra para Ponte de Sor. A realidade municipal é também conhecida, com a nossa autarquia a assegurar transporte para as piscinas e para a escola, num esforço difícil pois a falta de motoristas (três estão com licença sem vencimento m!) é um facto. A verdade é que na prática a mobilidade é quase zero.

O novo programa prevê 14 circuitos intermunicipais e 59 municipais, num total anual de 327 mil quilómetros (900 quilómetros por dia). Parece muita fruta sobretudo tendo em conta o que (não) temos mas vamos ter fé.

Está na hora do governo olhar para o interior e deixar não só de injetar milhões nas redes de transporte das grandes metrópoles. Não queremis aqui metro ou metro bus, apenas queremos ter transporte público para ir a Portalegre ou Gavião sem ter de esperar 12 horas pelo regresso.