Esta central dita da "Comenda" é a mais pequena das projetadas para a nossa região e foi a única que pela sua dimensão não necessitou de estudo de impacto ambiental e parecer da APA. A sua área é que está a amarelo no mapa e insere-se no lugar conhecido como Vale do Homem, um vale que corre para a ribeira de Sor junto ao Monte dos Pereiros e ao Moinho do Torrão.
O projeto desta central fotovoltaica está todo no concelho de Margem e é constituído também por um gerador solar de corrente contínua, inversores que convertem esta corrente em alternada, transformadores elevadores de tensão, assim como cablagem, equipamentos de comando e outros sistemas auxiliares que vão receber a energia produzida na central fotovoltaica designada por "Atalaia" e instalada, esta, na União das Freguesias de Gavião e Atalaia e Freguesia de Comenda.
Esta é a área da central dita "Atalaia", a criar entre a nacional 118 e a estrada municipal para a Ferraria nos espaços marcados a verde. Uma central que ficará "encravada" entre as centrais da Margalha e do Polvorão. Ou seja, para além desta mancha verde teremos painéis quer para nascente (Margalha) quer para poente (Polvorão), para além de painéis solares no Mato Brito, ao que tudo indica como compensação pelo facto de a Akuo Energy ter abandonado a intenção de colocar painéis...
...aqui, junto à Ribeira da Venda, onde a Soporcel tem pela frente mais 14 anos para a exploração de eucaliptos.
Nos próximos dias iremos continuar a desenvolver este assunto de grande interesse público e que, como tal, merece bem ser detalhado.