Foi nestas casinhas de um edifício com entrada pela rua principal e traseiras para a rua 25 de abril que funcionou uma escola particular da Comenda.
A escola do dr. Mário Ferreira e da sua esposa, dona Lurdes.
Nesta casa que também foi do médico Freitas Martins viveu o também médico Mário Ferreira. Antes de construir a casa grande, recentemente recuperada, em frente à igreja paroquial, o doutor Mário Ferreira viveu aqui com a sua esposa. Esta era professora mas o médico também deu aulas nos anexos desta casa, onde lecionou francês Lourenço Monteiro.
Só depois a escola particular do doutor Mário transitou para a casa grande construída também junto ao salão paroquial da Comenda.
Informa JORGE GRAÇA
"Mas já antes, no tempo do Dr. Freitas Martins, na casa onde habitavam, a sua mulher D. Mabilia tinha um colégio particular, ainda o médico Mário Ferreira não tinha pousado na Comenda. O Colégio funcionava nuns anexos no quintal da habitação. Esquina com a rua Grande e a rua da Fonte, hoje rua Freitas Martins."
PEDRO CHAMBEL comentou
"Eu, a Elvira Ventura, Silva Leitão, Alzira Carranca e Maria Luzia, estas duas já falecidas, fomos os primeiros alunos destas instalações em 1962, e assim começou o colégio do doutor Mário e D. Lurdes."