A ponte do Braçal ou do Vale de Colmeias é um dos pontos mais interessantes do PR 3 que percorre a freguesia de Comenda. É uma pequena mas robusta ponte com quebra-mares e um tabuleiro constituído por pesadas lajes (em três fiadas) que serviu durante muitos anos quem sobretudo se deslocava da Comenda ou do Vale da Feiteira para a herdade do Polvorão (ou mais além). Um atalho ao caminho que passava no atual parque de merendas da Ribeira da Venda, a montante desta ponte que vemos na imagem captada no início de dezembro de 2024.
Estamos perante uma ponte de construção popular mas que tem vindo a resistir à passagem do tempo e também à falta de limpeza. Como dá para perceber, este é apenas um dos pontos do PR 3 que está de difícil circulação. É pena.
Os nossos percursos pedestres não deviam servir apenas para o 'caderno de encargos' da política e mereciam ser constantemente cuidados.
O caminho a chegar à ponte, vindo do Vale da Feiteira
É certo que não compete às juntas de freguesia esse trabalho pois todos sabemos que as juntas têm recursos humanos e financeiros e escassos. Talvez em breve seja possível a Câmara Municipal de Gavião olhar para este (e outros) percurso pedestre com mais cuidado e carinho, tanto mais que em breve será inaugurado na Degracia Cimeira um Centro Interpretativo de Caminhos Pedestres - esta é uma mais valia turística para o concelho que bem merece ser explorada.
A que acresce a necessidade de um esforço dos nossos belos caminhos pedestres, tornando-os um emblema da oferta do concelho.
O mais importante, está visto, não é fazer mas sim manter e valorizar.