Oposição pede reforço do apoio financeiro a juntas e lares

 


Numa das últimas reuniões da Câmara Municipal de Gavião foram aprovados apoios financeiros a instituições.

Trata-se de um apoio anual que visto aprioristicamente parece pouco sobretudo para as quatro juntas de freguesia. Mas a verdade é que o orçamento destas é suportado sobretudo por transferências diretas do Estado central.


Os apoios foram aprovados por unanimidade mas Rui Vieira, vereador eleito pela CDU, considerou-os baixos, em especialmente os que dizem respeito aos lares. O antigo presidente da junta de Comenda afirmou que há uma associação do concelho que anualmente recebe mais que qualquer dos apoios atribuídos, presumivelmente numa referência ao Clube Gavionense.

Vítor Filipe, vereador eleito pelo PSD, defendeu um aumento destes apoios de acordo com a inflação.

José Pio respondeu dizendo que este seria "um assunto a tratar" mas disse também que não são comparáveis apoios financeiros a associações que não têm fontes de receita com estas. Para o presidente da Câmara, estes envelopes financeiros são apenas "uma prenda de Natal". Não deixando de relevar que a Câmara está sempre pronta a responder a qualquer emergência financeira das instituições sociais, como aconteceu com os centros sociais de Margem e Belver.