Segundo o Censos de 2011, na Ferraria, uma das aldeias da freguesia de Comenda, encostada (e de que maneira!) à freguesia de Margem, viviam ali 123 pessoas. Mais de uma década depois, serão cerca de uma centena a que ali têm residência permanente, embora, como um pouco por todo o concelho, especialmente no verão a população aumente exponencialmente com os familiares e ex residentes que vivem sobretudo na cintura da capital da nação.
Mas hoje não estamos aqui para falar da aldeia da Ferraria mas sim do primeiro lugar que encontramos quando para lá vamos desde a Comenda: o Vale de S. João, na margem direita da ribeira de Margem, ali atravessada por uma pequena ponte.
Vale de S. João são duas ruas, a rua do Monte Novo e a rua do Moinho Ti Luís Couteiro. Este lugar, tal como Vale do Junco, está colado à aldeia da Ferraria e faz parte da mesma realidade embora tenha direito a toponímia própria. Estamos, pois, perante um curioso conjunto de uma aldeia e de dois lugares acoplados que justificaram noutros tempos nome próprio.
Gavião é o concelho do Alto Alentejo com mais aldeias e lugares, num total de 35 (contando com a vila sede de concelho).
Alvisquer, Amieira Cova, Areia, Arriacha Cimeira, Arriacha Fundeira, Atalaia, Belver, Cadafaz, Comenda, Degracia Cimeira, Degracia Fundeira, Domingos da Vinha, Ferraria, Furtado, Moinho de Torrão, Monte do Covão do Pereiro, Monte Novo, Monte Velho, Outeiro Cimeiro, Outeiro Fundeiro, São Bartolomeu, Torre Cimeira, Torre Fundeira, Vale da Feiteira, Vale da Madeira, Vale da Vinha, Vale de Bordalo, Vale Coelho, Vale de Gaviões, Vale do Junco, Vale de São João, Vale do Gato, Vale Pêro Dias e Vilar da Mó.