Requalificação do Largo dr. Alves Costa fica de novo na gaveta

 


Estava inscrito no orçamento da Câmara Municipal de Gavião uma verba para a requalificação do Largo dr. Alves Costa, a antiga Praça, mas esse financiamento já saiu do orçamento após a última revisão e para aqui já não vem em 2024. É provável que em breve entre no orçamento de 2025 mas está longe de ser certo que a obra vá para a frente no próximo ano.

É prática aprovisionar financiamento de obras que são de execução vaga, de forma a permitir que durante um exercício se vá a esse "saco" para acorrer as necessidades urgentes. Foi mais uma vez o caso.

José Pio já disse que não gostava de acabar o se mandato sem ver avançar esta obra mas começa a ficar sem tempo - só tem onze meses pela frente!

Enquanto isso, o largo está como está. Pode ser que a reabertura do Café Alentejano traga alguma eliminação embora o que está estragado assim vá continuar devidamente "orçamentado".

FERNANDO MARTINS OLIVEIRA comentou sobre a casa destelhada:

"Era a casa do "sapateiro grande", homem de mais de 100 kilos e 1,90 metros de altura. Quando mal-disposto, berrava com os cachopos, só parávamos na fonte..."

Maria Chambel informa que o seu nome era António da Graça.

António Alves Costa foi um benemérito que seria natural do concelho de Nisa, onde tem o seu nome na toponímia local, tal como em Alpalhão e Tolosa. Foi ele quem doou 45 contos para o arranjo deste largo, verba que naturalmente não cativou no seu orçamento.