Rafael Capão tem apoio da Câmara para atuação em LIsboa

 

Rafael Capão, o raper da Comenda que fez a sua estreia no último Beat Fest, vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Gavião para uma atuação numa discoteca de Lisboa, dia 19 de dezembro. A autarquia vai ceder transporte para o artista e para a família e amigos, "de forma a que se sinta apoiado no início da sua carreira", fez questão de referir José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião. "Os jovens do interior por vezes são marginalizados e compete-nos apoiá-los", acrescentou. "O Rafael tem um caminho interessante pela frente e pelo que sei decidiu fazer assim a sua carreira", observou, por seu lado, o vice-presidente da Câmara, António Severino.

A autarquia decidiu também apoiar com mil euros o concurso de Natal da Banda Juvenil de Gavião e vai dar 10 mil euros para as prendas de Natal e os cabazes a distribuir pelos trabalhadores da autarquia. De referir que pela primeira vez todos os trabalhadores terão direito a um cabaz de Natal pois até aqui apenas os trabalhadores dos serviços sociais recebiam o cabaz natalício.

Na mesma reunião de Câmara, José Pio teve uma palavra para com o Clube Castelenense, tendo dito sobre esta associação que a Câmara "está aqui para ajudar no que for necessário".

O executivo também entendeu ceder o salão paroquial da Comenda para a festa de Natal dos funcionários da Santa Casa da Misericórdia do Crato, dia 21 de novembro.

Assunto debatido foi também o cemitério da Atalaia, onde caiu um dos muros. José Pio informou que a união de freguesias pretende alargar a área do cemitério, acrescentando uma área de 800 metros quadrados. "Cá estaremos para ajudar pois é extremanente urgente reparar o que foi estragado", sublinhou.

Questionado pela oposição, o presidente da Câmara informou também que não houve acréscimo de custos na obra do Museu de Artes e de Atrelagem e praticamente deu como gorada a possibilidade de este novo equipamento ser inaugurado dia 23 de novembro, dia do munícipio. "Até ao fim do ano deve ser inaugurado", salientou, depois de dizer que por fazer ainda está o pavimento, colocar cortinados, portadas e tecto acústivo. Isto para além da execução do projeto de instalação dos carros de atrelar e de outros materiais expositivos.

A autarquia vai gastar 63 mil euros num novo coletor na Rua das Alfarrobeiras, na vila de Gavião.

O vereador Rui Vieira, eleito pela CDU, quis saber o ponto da situação sobre o calcetamento do acesso à Ribeira da Venda e alertou para a situação dos sinais luminosos junto à antiga Casa do Povo. "O presidente da junta informou que os sinais devem ser retirados", referiu José Pio a propósito dos semáforos, acrescentando que a sinalização no local passará unicamente por sinais verticais e no chão. Quanto ao acesso à Ribeira da Venda, a Câmara continua à espera de uma resposta da CCDR devido ao facto de a área a intervir estar em reserva agrícola. Ao que parece, o presidente da CCDR, Ceia da Silva, tem estado muito ocupado a ver se consegue não cair da cadeira onde está sentado há alguns anos, dizemos nós...