Os dados revelados há pouco dias pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, obra da Ordem dos Contabilistas, colocam o concelho de Gavião a brilhar no ranking dos municípios portugueses.
Entre 308 concelhos, Gavião surge na posição 4 relativamente ao equilíbrio orçamental, isto é, a relação entre a despesa em 2023 (custos com pessoal, custos operacionais, investimento e outros) e as receitas ou fundos que recebeu. Entre os concelhos do Alto Alentejo, só Elvas surge entre os trinta melhores, concretamente na posição 29.
Gavião apresentou em 2013 quase três milhões de euros na diferença entre deve e haver (num senso lato, claro). No que não será estranho o encaixe de três milhões de euros do fundo ambiental relativo à instalação de parques solares.
Falando de eficiência financeira (gestão dos meios e recursos), Gavião também está em destaque pois surge na posição 46 entre os municípios de pequena dimensão, depois de em 2022 ter ocupado a posição 145.
No quadro do Alto Alentejo, foi o quinto melhor entre os municípios de pequena dimensão, com Arronches a ser o melhor.
![]() |
No ranking da totalidade dos municípios portugueses relativo a eficiência financeira, Gavião alcançou a posição 107 enquanto Abrantes foi o concelho com maior eficiência financeira do país.
Está de parabéns o executivo liderado por José Pio por estes números que são como o algodão. Às vezes dá jeito ter uma Câmara Municipal liderada por alguém que é profissional das contas certas.
Mas, atenção, boas contas nem sempre são tudo!
Já que estamos com a mão na massa, destaque-se também a posição 44 entre 308 municípios de Gavião no que concerne a resultados líquidos do exercício de 2023, o terceiro melhor dos pequenos municípios, só atrás, neste capítulo, de Grândola e Óbidos, dois municípios com forte impacto positivo do turismo. Foram 2,2 milhões de saldo líquido positivo, depois de um saldo negativo de 1,2 milhões em 2022. Foi a quarta vez desde 2013 que Gavião acabou um exercício com contas positivas, sendo que o nosso concelho foi aqui o que teve melhor desempenho no Alto Alentejo e o segundo melhor em todo o Alentejo.