Ferraria, a aldeia que mostra o que é resiliência

 


A palavra "resiliência" anda na boca de toda a gente mas nem todas entendem o seu significado. Por vezes é confundida com resistência. Muito mais que resistir, ser resiliente é ter a capacidade de superar com otimismo e equilíbrio os desafios que vão sendo colocados.


No caso da direção do Clube Recreativo Cultural e Desportivo da Ferraria é o que acontece, com esta associação de 54 anos a puxar por uma aldeia com cerca de 100 habitantes, há muito tempo sem escola aberta, apenas com um café em serviço e com pouco mais na área do serviços. Apesar de tudo, o CRCD da Ferraria tem mais de 400 sócios e organiza um RAID de todo o terreno do todo o terreno nacional. É obra!

Mas a Ferraria não se fica pequena. Apesar de estar sob ataque do inverno demográfico, ainda é sede de uma empresa prestigiada de mobiliário.


Um caso de estudo mas também um caso de liderança e foco. Ponham os olhos no trabalho que faz a direção presidida por Luís Metela. Um grupo otimista mas sobretudo equilibrado e conhece a justa medida para promover atividades lúdicas e de valor cultural e social na sua aldeia da freguesia de Comenda.