Em outubro de 2008, tomou posse a junta de freguesia de Comenda, sob a presidência de Eusébio Gaspar e tendo como presidente da assembleia de freguesia Ricardo Flores. O executivo integrava ainda Daniel Tomás (tesoureiro) e Lucília Flores (secretária).
Tânia Mota, Márcio Lopes e José Adriano tomaram posse como eleitos do PS na assembleia de freguesia, onde também tomaram assentos os eleitos da CDU Carlos Silva, João André e Abílio Mendes (o atual presidente de junta).
Foi uma eleição decidida no foto finish, com o PS a ganhar por um voto. Nota para os 874 inscritos em contraste com os 613 das eleições legislativas.
Note-se a curiosidade de o PS liderado então por Jorge Martins ter conseguido 333 votos para a Câmara Municipal face a 152 da CDU e 119 do PSD (que não apresentou candidato à junta de Comenda). Ou seja, numa leitura simples os eleitores do PSD na junta votaram na...CDU. Um fenómeno que viria a repetir-se, noutro contexto, em 2021...
Eusébio Gaspar sucedeu a Rui Paulino, este último eleito pela CDU e atual vereador da Câmara Municipal de Gavião sem pelouro.