Agrupamento de Escolas de Gavião ganhou 20 alunos num ano

 


O Agrupamento de Escolas de Gavião, dirigido por Paulo Pires, ganhou 20 alunos em relação ao ano letivo passado. O facto foi relevado e louvado na última assembleia municipal, que decorreu esta quarta-feira no salão nobre da Câmara Municipal de Gavião.

São 320 os alunos matriculados para o ano letivo que hoje começou, um número que se vai aproximando dos 366 alunos que se registavam há 15 anos, quando foram integrados no agrupamento alunos de Alvega e Concavada. Num concelho em perda demográfica, esta recuperação de alunos inscritos é assinalável.

Mais, conforme informou Paulo Pires, que também é o presidente da assembleia municipal, todos os professores do agrupamento já estão colocados "e a escola da Comenda está com todas as condições". Aliás, na manhã de hoje por ali passou o vice presidente da Câmara, António Severino.

Paulo Pires disse também que o agrupamento tem pessoal não docente "suficiente" e mostrou-se satisfeito com a melhoria das condições físicas da escola central, onde o 1.º ciclo está a estrear um bloco novo.

De notar que a escola tem cursos profissionais (desporto, restauração e bar, saúde e turismo, por exemplo) do 10.º, 11.º e 12º ano, uma estratégia também para fixar alunos, indo além do arco de competência regular de uma escola com valências de ensino regular apenas até ao 9.º ano.

Sobre os novos alunos, Paulo Pires referiu que dois são de Mação, outros chegaram por terem boas informações sobre a escola e alguns são filhos de novos residentes no concelho.