Orfeão da Comenda: 31 anos ao serviço da cultura e do concelho de Gavião



31 anos não são 31 dias e, por isso, hoje o Orfeão da Comenda/Estrela de Planície está triplamente de parabéns:

Pela resistência.

Pelo trabalho que produz.

E por continuar com excelentes sinais vitais.



No grupo coral ainda permanecem alguns dos fundadores e o maestro Domingos Redondo é um deles. Especialmente para eles, o nosso reconhecimento pois não é fácil correr uma maratona.

Fruto da visão de Jaime Estorninho, então presidente da Câmara Municipal de Gavião. o Orfeão foi fundado no dia 7 de julho de 1993. De então para cá, teve como presidentes Manuel Morais, Marline Próspero e Daniel Tomás.

O orfeão tem hoje cerca de 40 elementos maioritariamente da Comenda mas também residentes na Ferraria, Vale de Gaviões, Portalegre, Gavião e Alvega.

Em 31 anos de atividade já partcipou em cerca de 400 concertos na região do Alentejo, Beira Baixa, região centro e norte do continente, nos Açores e na vizinha Espanha (várias vezes). Esta associação comendense acaba de realizar o seu 28.º Encontro de Coros, uma iniciativa que já juntou mais de dois mil coralistas nosalão paroquial/centro cultural de Comenda.

Em 2003, o Orfeão da Comenda gravou o seu primeiro trabalho discográfica em CD e cassete, tendo sido agraciado em 2017 com a Medalha de Mérito Municipal de Gavião. Em novembro de 2019, atuou com Luís Represas e a Orquestra Ibérica, no Cine Teatro Francisco Ventura.

Depois de dois anos de paragem devido à pandemia, o Orfeão da Comenda retomou a sua atividade em força e está aqui para as curvas sem encher o peito de ar ou roubar anos à história.