Arquiteto chumba porta do novo museu

 


O futuro Museu dos Carros de Atrelar de Gavião segue de peripécia em peripécia.

Depois de ter visto cair por terra a intenção fundadora de albergar a coleção de carros de atrelar da Margalha, a obra de reconversão do antigo seminário em museu já ganhou o estatuto de obra de Santa Engrácia.

Era para estar concluída em meados de 2023 e continua por acabar, embora o edificio que foi também morada da família Rebelo já tenha portas e janelas. Portas e janelas que parecem de PVC mas são de madeira, por imposição do arquiteto Carrilho da Graça. Um arquiteto natural de Portalegre que vai colecionando prémios na sua área e que naturalmente impõe a sua lei ao cliente pois a arquitetura não é construção civil (embora às vezes não pareça).

Resultado, o arquiteto não curtiu esta porta da frontaria do edifício e mandou colocar uma mais parecida com a original. Talvez a autarquia possa colocar esta porta em hasta pública - está aqui um potencial licitador.

Quanto à obra em si, deveria estar terminada até ao final de julho mas não vai estar. O empreiteiro, que já recebeu o valor da obra, pediu mais três meses e a Câmara está de acordo mas vai esperar por parecer jurídico, não vá aparecer por aí o queixinhas da praxe a incomodar o Ministério Público.

Este museu ainda não abriu e já é um manancial de notícias.