PS de Gavião veio à Comenda apresentar secção local e com sede de vitória

 


Quase uma centena de militantes do Partido Socialista da concelhia de Gavião esteve ontem na Ribeira da Venda para um convívio que assinalou os 50 anos deste partido e que também serviu para apresentar a nova secção da Comenda, a única freguesia do concelho que não tinha uma estrutura organizada. Pela voz de António Severino, vice presidente da Câmara e líder da concelhia, o PS afirmou a vontade de voltar a vencer na freguesia de Comenda, nas autárquicas de 2025.


Estes são apenas alguns dos militantes da secção do PS da Comenda, entre os quais se conta Carlos Alexandre, um socialista que já presidiu à junta de freguesia. Tanto Luís Moreira Testa como António Severino afirmaram o propósito de reconquistar para os socialistas da freguesia de Comenda e é até provável que o cabeça de lista em 2025 para a freguesia esteja nesta foto.


O convívio foi também aproveitada para homenagear os militantes mais antigos, tendo sido particularmente emocionante o momento da homenagem a Francisco Louro, um autarca de referência no concelho "mais socialista de Portugal".

O evento foi organizado por uma comissão (Martina de Jesus, Carolina Filipe, Silvia, Isabel, Júlio e Fernando), vice presidente da concelhia de Gavião e contou com as presenças de Luís Moreira Testa, presidente da Federação do PS de Portalegre, João Pedro Meira, presidente da Juventude Socialista do distrito de Portalegre, e de Pedro Vaz, representando o secretariado nacional do PS. Também estiveram presentes os antigos presidentes da Câmara de Gavião João Galinha Barreto e Jorge Martins.


O momento teve relevância política pois como que simboliza o início do processo de candidatura de António Severino à presidência da Câmara Municipal de Gavião, com a "benção" das mais altas figuras distritais e com apoio do secretariado nacional socialista. Como se sabe, José Pio não pode voltar a candidatar-se em 2025, por limitação de mandatos, e até pode acontecer que passe o testemunho ao seu delfim ainda em 2024.

Por tudo isto, esta festa teve um ambiente de fim de um ciclo e de início de outro no concelho de Gavião, isto caso o PS consiga manter a sua hegemonia num concelho que foi sempre socialista à potência máxima.