José Pio: "Se sair antes do fim do mandato será apenas por causa de um canalha"

 


Esta piscina, no Alamal River Club, um hotel concessionado a um privado pela Câmara Municipal de Gavião, pode vir a fazer José Pio perder o seu mandato.

Tudo porque, após queixa judicial, foi entendimento do Ministério Público e de dois juízes em outras tantas instâncias que a Câmara de Gavião violou a lei ao permitir a construção de uma piscina em zona proibida, ou seja, de reserva ecológica, tendo em conta a proximidade do Tejo.

Esta é uma piscina de dimensões reduzidas e que está oculta de quem frequenta a Praia do Alamal. A sua construção teve como motivação melhorar o equipamento turístico e potenciar a sua exploração.

A história não parece complicada mas a verdade é que José Pio aguarda decisão do Tribunal Constitucional e a perspectiva de este determinar a perda de mandato é forte. É certo, o presidente da Câmara Municipal de Gavião poderá ainda recorrer para o presidente do Tribunal Constitucional.

Foi este tema que gerou mais uma vez polémica na última reunião de Câmara, quando o vereador Vítor Filipe, eleito pelo PSD, quis saber junto de José Pio como estava este processo e saber também se é verdade o que se comenta "nos cafés" sobre a possibilidade do presidente da Câmara renunciar antes de qualquer decisão judicial definitiva.

"Nunca ninguém me mandará embora deste cargo, sairei quando decidir e se assim for será na certeza de que a Câmara ficará muito bem entregue", começou por responder José Pio, referindo-se ao seu vice-presidente, António Severino.



O que se está a passar "não é algo que me faça dormir mal", acrescentou o presidente. "Se sair, será só porque uma canalhice me levará a isso", disse ainda, fazendo questão de referir: "Uma canalhice feita por um canalha".

Aqui, a temperatura do salão nobre começou a subir.

~"Não admito que me falte ao respeito", reagiu Vítor Filipe.

"Quem faz uma canalhice, fará dez - e o senhor para mim é um estranho e aqui sou eu que dou o uso da palavra", atirou José Pio.

"Está a mandar-me calar?", quis saber o vereador do PSD.

"Estou a mandá-lo calar", disse o presidente da Câmara.

"Pois, quando não tem palavras para responder manda calar as pessoas", respondeu Vítor Filipe.

"O senhor para mim", continuou José Pio, "aqui faz figura de corpo presente e a seu tempo se saberá tudo sobre si pois tudo aqui se paga".

E correu o pano sobre este ato,