Muitos surpreendem-se com o facto de uma aldeia com menos de 200 habitantes, como é o caso da Ferraria, conseguir organizar uma das maiores provas do todo o terreno nacional.
O Raid da Ferraria vai para a 36.ª edição e pela primeira vez terá carros em competição.
A oposição presente na Câmara Municipal de Gavião, corporizada pelos vereadores Vítor Filipe (PSD) e Rui Vieira (CDU), reclamou o aumento do apoio da autarquia de 9 mil para 15 mil euros, tendo em conta, como sublinhou Vítor Filipe, "o trabalho voluntário e louvável" feito pela associação da Ferraria e a "mais valia" que esta prova constitui para o concelho. "Os 9 mil euros mal dão para pagar à GNR", referiu.
Mas o presidente da Câmara Municipal de Gavião colocou de imediato algumas reservas. José Pio disse duvidar dos custos-benefícios desta prova para o concelho, referindo o facto de no final de cada prova os proprietários dos terrenos se queixarem dos caminhos estragados. "Quando chegar a altura, cá estaremos sempre para apoiar", acrescentou José Pio.
Rui Vieira alertou o presidente para o facto de esta prova ser mesmo uma mais valia para um concelho que diz apostar no turismo. "A última prova trouxe um retorno de 36 mil euros em dormidas e restauração para a vila de Gavião", apontou quem disse que outros concelhos já quiseram chamar para si esta prova.
O Raid da Ferraria realiza-se no final de abril e mais uma vez irá contar com a participação de Ludgero Domingos, o nosso popular Gerinho, que, por proposta de Rui Vieira, viu o apoio da Câmara subir de 100 para 150 euros.