A equipa que não vi e que pagava para ver

 


Talvez não saibam mas durante mais de 40 anos pagaram-me para ver jogos de futebol quando estive ao serviço dos jornais O Comércio do Porto, Norte Desportivo, Gazeta dos Desportos, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, A Bola, Record e O Gaiense. Vi, por isso, muitos jogos de futebol, desde o Euro 1984 e 2004 ao Mundial de 1986 e 2006. Acompanhei varias vezes a seleção nacional e o FC Porto (mais vezes), o Benfica, o Sp.Braga e o Boavista em provas internacionais. Estive em serviço em quase todos os países europeus, no México, Canadá, Angola, Japão e Austrália. Também marquei presença nas vitórias europeias do FC Porto em Gelsenkirchen, Sevilha e Yokohama. Vi, por isso, largas centenas de jogos.

O que não vi, e tenho pena, foi esta equipa da ADIC jogar. Uma das históricas equipas do futebol da Comenda, jogado antes e depois de abril de 74. Esta equipa reporta-se à década de 50 do século passado, segundo o Arquivo Digital e Imaterial da Comenda.


Está foi uma das camisolas de Manuel Lérias, um dos comendenses que suou a camisola pela Comenda. Como muitos outros que ainda cá estão.

Não sei se um dia terei oportunidade para ver mais um jogo que envolva a equipa da Comenda. Provavelmente não. Mas talvez trocasse essa oportunidade por, sei lá, uma das finais a que assisti.

Mais a mais, sempre adorei ver jogos de futebol não de massas e comercial mas no seu mais elevado estado de pureza. O jogo pelo jogo.

Legenda da foto de capa: (em pé) Arménio, Agostinho Cortês, Henrique, [?], José Paulino, [?], "Zaguirra", António Mendes e José "Gafanhoto"; (em baixo) Manuel Lérias, Adelino, [?], [?] e Agostinho Jorge [?].

E atentem no pormenor do relvado do campo da Atalaia!


A equipa da Casa do Povo da Comenda foi campeã do Campeonato Corporativo da II Divisão da então FNAT (hoje INATEL), na época de 1973/74.


Ana Clara Borrego enviou-nos este recorte sobre a última jornada desta prova, que fechou com uma vitória por 7-0 sobre a Casa do Povo de Castelo de Vide, num jogo com direito a banda de música. Esta equipa é mais recente que a que se vê na foto de capa.

Os dirigentes comendenses João Herculano de Matos Branco, Joaquim Borrego e Armando Borrego são citados na peça jornalística.

Esta equipa venceu uma das séries e disputou a final com a Chança, tendo já garantida a subida de divisão. Não sei qual foi o resultado desse jogo. Se alguém souber...

O jogo disputou-se no campo de jogos Dr. José Jacinto, o homem que doou o campo de jogos hoje abandonado à sua sorte.


Esta equipa, aqui alinhada, num documento disponível no Arquivo Digital e Imaterial de Comenda, era formada por Elias, Abílio Jorge, João Manuel Lopes, Mendonça, José Branco, Casaca, José Pires, Mário Duarte, Rui Porfírio, Santainho, Quintães, Cardoso, Carlos Mota e José Maria; Presidente da Casa do Povo: João Herculano; Treinadores: Armando Borrego e Manuel Duarte; Massagistas: António Charinha e Pitacas.