PS não perdia maioria em Gavião nas autárquicas com resultado das Legislativas

 


A AD liderada por Luís Montenegro - político que esteve na Comenda no dia 3 de setembro do ano passado, acompanhado pelo vereador do PSD eleito em Gavião em 2021 (Vítor Filipe) - venceu as legislativas e será governo. Mas no concelho de Gavião a vitória foi claramente para o Partido Socialista e a AD nem foi a segunda força mais votada.


Extrapolando este resultado das legislativas para as autárquicas - que irão acontecer em outubro de 2025 -, salvaguardando que são contextos diferentes, verifica-se que neste último cenário o PS continua com maioria absoluta em Gavião apesar de um score abaixo da sua média no nosso concelho.

O PS elegeria o primeiro e o segundo das suas listas nas duas primeiras posições e também o 5.º enquanto o CHEGA elegeria o seu cabeça de lista na posição 3 e a AD o seu vereador na posição 4. Ou seja, PS com 3, a oposição com 2. Outra novidade em relação às autárquicas de 2021 é que com este resultado o PCP perderia o vereador que tem no executivo. Nem elegeria um vereador se a Câmara de Gavião tivesse para eleger onze candidatos, tal como acontece com as maiores câmaras do país com a exceção de Lisboa e Porto (que têm mais). Um vereador do PCP só entraria com 12 vagas.

Num quadro de 11 eleitos, o PS teria 6 (maioria absoluta), o CHEGA três e a AD dois  (como já teve em Gavião).