O povo pôs mãos à obra na estrada para o Vale da Feiteira

 


As fotos, do espólio de Manuel Jesus Duarte, estão datadas de 1986 e mostram um grande grupo sobretudo de mulheres nas obras do acesso para o Vale da Feiteira. Certamente a estrada já existiria mas não estaria propriamente nas melhores condições.

Na imagem de capa vemos os trabalhos entre o Largo da Arvorinha - hoje jardim Manuel de Jesus Duarte - e o Mato Laranjal.


Dizem-nos que nesses tempos ouve uma colaboração entre o Instituto do Emprego e as autarquias no sentido de juntar mão de obra para alguns empreendimentos públicos, mobilizando também a força popular nessas ações.

"Na primeira e terceira fotos é a preparação para o alcatroamento entre o Largo da Arvorinha e o salão paroquial, na segunda foto julgo ter sido quando foi canalizada a água para o Vale da Feiteira e alargada a estrada, que já era alcatroada", refere Lúcio Rente.

Impressiona, de facto, a força de trabalho 'popular' neste empreendimento.


Aqui, uma imagem do hoje Largo Doutor Cerejeira, com as mulheres ao que tudo indica em trabalhos de limpeza final.

Tudo aconteceu,  confirmar-se a data que está nas datas, no segundo mandato de Manuel Lérias como presidente da junta de freguesia (1983-1994), ele que já tinha liderado a junta de freguesia de 1976 a 1976, para ser vereador da Câmara Municipal de Gavião em 1981.

Sobre a obra de Manuel Lérias ainda há muito por contar, fica apenas aqui mais um momento que o confirma como um autarca que nunca ficou sentado à espera que as coisas acontecessem e que soube mobilizar a população no sentido de dar à Comenda o que a Comenda merecia.