A ponte da Ribeira da Venda antes da última obra

 


Esta imagem faz parte do espólio de Manuel de Jesus Duarte, o presidente da junta de Comenda que deixou tantas saudades.

Podemos ver aqui como estava decrépita a pequena ponte que se apresenta como romana e cuja origem certa não pode ser determinada categoricamente. É muito provável que por aqui passasse uma via romana secundária, percorrendo a margem esquerda do Tejo na ligação desde a lezíria ao Alto Alentejo, cruzando a via que passaria pela zona de Abrantes e que apontava à hoje Ponte de Sor. Sendo assim, não será de todo dispiciendo admitir que em tempos imperiais, há dois mil anos, a travessia da ribeira se fizesse por aqui quando não era possível passar esta a vau.

A verdade é que a ponte é uma referência da Comenda e ainda vem que foi intervencionada, aquando da preparação para a inauguração do parque de merendas da Ribeira da Venda, um parque que tem o nome de Jorge Bastos, o doador do terreno à junta de freguesia de Comenda.

Seria interessante junto desta ponte ter uma informação sucinta sobre as suas características e história. Sem querer fazer grande o que sempre foi pequeno.