Há algum tempo que nos vinham dizendo que havia mais uma aldeia abandonada no concelho de Gavião, mais concretamente na freguesia de Belver, para além da dupla barreira, em relação à sede do concelho, do Tejo e da A23.
Atirada para os confins norte do concelho, no limite com Mação, perto de Furtado e de Vale Coelho, Vilar da Mó tem um acesso estreito e onde a erva cresce no meio da estrada. O que nos levou a entender que afinal a notícia do seu abandono podia ser um facto.
Assim não é. Logo ali fomos recebidos por um par de cães da casa de uma idosa que ali vive e que nos disse que a aldeia tem cinco ou seis pessoas que ali vivem permanentemente. Não vimos mais ninguém e, como se pode reparar no vídeo recolhido na Rua Central, o estado do edificado é no geral de ruína.
A própria Quinta do Ribeirinho, empreendimento turístico que ali existe, não parecia ter vivalma. A imagem que veem é da sua página promocional. No Facebook, a página do empreendimento tem uma última atualização de julho de 2022.