GAVIÃO Plataforma logística sim ou não?

 


Os primeiros meses de 2024 podem confirmar ou desmentir aquele que tinha tudo para ser o maior investimento de sempre no concelho de Gavião: a plataforma logística de Domingos da Vinha.

Já passaram quase cinco meses desde a ultima notícia concreta sobre um projeto com potencial para criar centenas de empregos mas que até ver tem vindo a oscilar entre avanços e (mais) recuos.

Este é um raro projeto de cartas escondidas na manga por parte de um promotor imobiliário que nunca revelou os nomes dos potenciais investidores, com a Câmara Municipal de Gavião a ir a jogo quase no escuro.


Por incrível que pareça, o mesmo promotor já baixou o preço da compra do hectare de 55 mil para 45 mil euros, alegando a desvalorização do dólar.

Estamos a falar de uma área de 172 hectares com 258 frações de terrenos pertencentes a cerca de 300 proprietários de Domingos da Vinha. Estes últimos já reuniram com responsáveis autárquicos e o promotor mas o que se sabe é que o promotor ultimamente passou para a negociação individual. A Câmara de Gavião, apesar das críticas públicas do promotor, tem feito um grande esforço para 'agarrar' este investimento e, inclusive, acedeu ao seu pedido de transporte da estação das Mouriscas até à incubadora de empresas de Gavião, onde lhe foi cedido um espaço e impressora.

Veremos se temos notícias concretas em breve. Até lá, convém estar atento à cotação do dólar...