A Rua do Monte Novo

 


As ruas de época medieval distinguiam-se pela sua estreiteza mas nem sempre este formato indica que estamos perante um local de povoamento deste tempo. De qualquer dos modos, é assim que se desenvolve a Rua do Monte Novo, no provável local onde terá começado o povoamento de Castelo Cernado, no extremo sul do pequeno planalto por onde se estende a aldeia desde a Rua do Estacal, que define o perímetro norte.

Edviges Apolinário, no seu trabalho de mestrado sobre a toponímia da Comenda e de Gavião, que aqui já referimos várias vezes, acredita que o núcleo original da aldeia se desenvolveu a partir da atual Rua do Vale da Feiteira - também já chamada rua Rua da Parreira, Rua 31 de Janeiro - em 1911 - e a Rua Marechal Carmona - antes do 25 de abril. O atual Largo dr. Alves Costa, em frente ao Café Alentejano, viria a assumir-se, ao longo do século XX, como ponto centrífugo da Comenda, protagonismo que hoje já perdeu.


O nosso passeio começou na cota mais alta desta rua, no número de polícia 1, e não tardou nada a encontrarmos esta casa sem moradores e que, como muitas que ainda por aqui se vêem, apresenta a tal janela/postigo que era ponto de iluminação único do sobrado.


Aqui também não falta o tal azulejo de veneração católica, neste caso consagrado ao Sagrado Coração de Jesus.

Daqui já se espreita, enquanto descemos, a charneca.


Curvando à direita, eis-nos perante a mais recente placa toponímica da Comenda, relativa à Travessa da Fonte da Poça. Uma travessa praticamente apenas a confrontar com quintais mas de onde se alarga a paisagem do campo.

Estamos agora no fim, ou princípio, da Rua do Monte Novo, já com os pés na Rua do Vale da Feiteira. À direita, um exemplo de poda radical, junto à casa com direito a degrau para sentar.


Já tinham visto parte  desta grande casa, a maior da Comenda, tipo palacete, na imagem final da Rua do Monte Novo. Era a casa do dr. Moreno. O seu portão tem a data gravada de 1913, o que confirma a antiguidade deste pedaço do núcleo de povoamento de Castelo Cernado/Comenda. Repetimos, provavelmente o núcleo original a partir do qual a aldeia se expandiu sobretudo na direção norte, através da atual Rua Dona Delfina Pequito Rebelo até ao Largo Nossa Senhora das Necessidades e, num período mais recente, até à Rua do Estacal. Ou seja, estamos perante um crescimento urbano em sequência e progressão cardial de sul para norte.

Uma última palavra apenas a propósito do nome 'Monte Novo', o que pode trazer para aqui alguma contradição quando colocamos a tónica sobre o facto de este ser o sítio ex nihilo da Comenda. Sem querer entrar em considerações feitas de nada e de coisa nenhuma, a proposta que aqui deixo é que o nome pode também a ajudar a confirmar a tese que é defendida. Monte Novo podia ser mesmo o nome dado a um lugar para onde se deslocou um grupo de pessoas que até aí tinha fixado habitação noutro local.

Está visto que tudo o que é novo caminha para velho.