Memórias vivas do Largo da Arvorinha

 


Este blogue, como já perceberam, é um espaço de todos os que o lêem e que contribuem grandemente para a sua aceitação e o seu alcance. Como aconteceu a propósito desta foto do Jardim Manuel de Jesus Duarte, o antigo largo da Arvorinha.


"Quem plantou esses arbustos a fazer o ano e o nome da Comenda foi o meu falecido pai, era ele que arranjava todos os jardins e tinha os viveiros das plantas por de trás dos tanque de lavar a roupa e que era conhecido por João de Alter", informou Maria Miguel.




"Os primeiros peixes vermelhos [carpas]  que entraram nesse pequeno lago foram apanhados por mim", acrescentou Luís Guedelha.

"Que saudades. O que nos nos divertimos nesse jardim", comentou Margarida Sabino.

"No tempo do Sr Manuel que era o Presidente da Junta De Freguesia Da Comenda sabia que o meu pai era jardineiro numa empresa e falou com ele se arranjava algum arvoredo para fazer os jardins da Comenda. E assim foi, até as letras que estão feitas foi o meu pai que ensinou alguém mas não sei quem foi. Mas ajudou a fazer. No centro de saúde havia três árvores enormes que um atual presidente mandou cortar, só sobrou uma que está nuns terrenos meus, nas traseiras da Rua Do Monte da Pedra", foi a informação que Francisco Ventura nos transmitiu por mensagem.

Maria Adelina Monteiro, que reside neste local onde recentemente as arvores foram coloridas com peças suas e da mãe (Lisete) de crochê, refere ainda que a árvore que ali se destaca hoje é filha da antiga Arvorinha, tendo rebentado quando ests foi cortada.


Duarte Nuno Tapadas enviou-nos duas imagens, uma deste jardim e outra da Ribeira da Venda, tudo obras feitas sobre o impulso de Manuel Lérias. Imagens de 1986.

A História da Comenda feita por todos.