GAVIÃO Tarifa da água sobe 4,3%

 


O novo ano que vem aí traz com ele um aumento esperado do tarifário da água de abastecimento público, com uma subida de 4,3% na tarifa da água e de 5,28% na tarifa dos resíduos sólidos, que está, como se sabe, associada à fatura.
Desde meados de 2022 que a gestão das águas de abastecimento público pertence em Gavião à empresa Águas do Alentejo, uma empresa que associa dez municípios do Alto Alentejo - Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel.

A autarquia gavionense pretende continuar a aderir ao programa da tarifa social da água, tal como aconteceu no ano corrente, uma tarifa que beneficia com descontos as famílias mais carenciadas.

Este aumento "vai pesar" no bolso dos consumidores, referiu o vereador Vítor Filipe na última reunião da Câmara Municipal de Gavião.

O município de Gavião é detentor de 10% da empresa Águas do Alto Alentejo, uma empresa intermunicipal que tem como maior acionista o município de Ponte de Sôr, com 29%. José Pio integra a mesa da assembleia geral da AAA.

O ano em curso registou, no Alto Alentejo, vários protestos devido aos novos tarifários.

Há dez anos, a Comenda conheceu a última grande intervenção ao nível do seu sistema de abastecimento de águas.