A Ribeira da Venda foi um dos temas da última reunião do ano da Câmara Municipal de Gavião.
O vereador Rui Vieira, eleito pela CDU e antigo presidente da junta de freguesia de Comenda, quis saber se o protocolo entre o concessionário e a autarquia está a ser cumprido.
José Pio disse que sim e que Atilio Domingos tem tudo em dia. O atual concessionário do bar/restaurante, recorde-se, ganhou este ano o concurso de concessão, comprometendo-se a pagar à Câmara uma renda mensal de mil euros /(mais IVA). A autarquia, por sua vez, estabeleceu um outro protocolo com o concessionário para a limpeza e tratamento dos espaços verdes e da ribeira, recebendo 500 euros por mês. Um protoclo que José Pio, presidente da Câmara, pretende estender no tempo, estando satisfeito com o serviço. "Não quer dizer que esteja tudo perfeito mas está a correr bem, quero dizer que há poucos dias passei por lá com o vice-presidente e aconselhamos o concessionário a retificar algumas coisas", referiu.
José Pio informou ainda que o funcionário da Câmara para ali destacado está de baixa.
Vítor Filipe, vereador eleito pelo CDU, criticou o facto de o protocolo da Câmara com o concessionário "não ter sido leal" para quem foi ao concurso da concessão, por ter sido posterior.
António Severino, vice-presidente da Câmara, informou que a autarquia já tem os cubos necessários para calcetar o acesso, embora esteja tudo pendente ainda de uma autorização do CNF devido ao facto de o terreno estar ainda em reserva agrícola.
José Pio voltou a intervir para dizer que a Câmara vai continuar a investir na Ribeira da Venda, "um dos grandes pontos de interesse do concelho", e que em breve ali serão plantadas novas árvores. A autarquia pretende também reparar o sistema de rega.
Por fim, Rui Vieira reclamou a assinatura de um contrato de gestão para a Ribeira da Venda.