A saúde em Gavião continua em estado crítico.
O atendimento médico depende sobretudo do médico José António Gamboa Cabaço, desde 1982 a prestar serviços no concelho mas já à espera do merecido descanso que nunca mais chega.
Na última reunião de Câmara, o vereador Rui Vieira, eleito pelo CDU, voltou a levantar esta questão altamente deficitária em termos de assistência, sobretudo desde que o médico Jorge Rebelo rescindiu contrato. "Há pessoas que nãm têm dinheiro para os exames", sublinhou o vereador, alertando também para problemas estruturais do SNS, nesta altura com verbas esgotadas para determinados serviços. "Temos pessoas que não têm capacidade financeira para fazer análises no privado", acrescentou.
O presidente da Câmara de Gavião voltou a dizer que a autarquia continua à procura de soluções, O que sabemos é que se procura uma casa com renda acessível para uma médica interessada em vir para Gavião. Mas o melhor será mesmo esperar por confirmação.~
Que o centro de saúde de Gavião, que serve todo o concelho, precisa de reforços, isso sim, é factual. Ou melhor, uma urgência.