Olhando para a Rua dr.José Rodrigues Pires de Almeida (Comenda)

 


A Rua dr. José Rodrigues Pires de Almeida, cuja toponímia surge abreviada como José R.P. de Almeida, encontra-se no limite sul de Castelo Cernado (Comenda), com um pé na charneca e outro no casco velho (ultrapassa a Rua do Vale da Feiteira e encontra, do outro lado, a Rua do Monte Novo).


A ela acedemos pelo caminho velho (Rua da Fonte Velha) que sai da rua da igreja e do salão paroquial e, descendo em terra, encontra o templo dos Adventistas do Sétimo Dia, um edifício com algum aparato mas que se encontra escondido. Um templo que fica mesmo no extremo de um dos ramos da Rua José Rodrigues Pires de Almeida, ramo que se encontra com o outro na Rua da Boa Vista.

Descemos mais um pouco, agora já sobre asfalto, para iniciarmos a jornada aqui...


...na vivenda Aparício, que se encontra com guarda leonina. Estes leões não são únicos na Comenda e ao tema das águas e leões ornamentais iremos um dia dedicar uma publicação..

Este 'braço' da rua tem poucas casas e ainda aqui podemos ver este pequeno olival, definindo o limite sul de Castelo Cernardo.

Vindo de nascente, os dois ramos desta rua encontram-se na Rua da Bela Vista, onde ainda resiste uma placa a indicar uma paragem de autocarro, num estado bem consonante com a situação da mobilidade nesta região.

Desde o início do nosso percurso nesta rua já andamos uns bons 150 metros e esta casa é ainda o número 11. Uma casa restaurada com cores tradicionais e que pertence ao Augusto e à Rosário, que aqui vêm muitas vezes e são bons amigos nossos.


A rua agora sobe ligeiramente, na direção da Rua do Vale da Feiteira, e olhando à direita reparamos nas traseiras deste antigo lagar que se encontra no mercado imobiliário. Já vimos o seu interior é tem pano para mangas para a sua conversão em habitação.

Olhando à esquerda, dá para perceber a maturidade das laranjas da Comenda que sobreviveram à granizada de início de setembro, por altura das festas.


Quase no fim da rua, esta casinha mostra a filigrana dos canteiros da região, com os seus telhadinhos de proteção da porta e janelas e um remate alto de frontispício em bom estilo e raro já de se ver.

Chegados ao fim de uma rua que afinal são três, se falarmos dos seus ramos, resta saber quem foi José Rodrigues Pires de Almeida. Lamentamos mas as nossas buscas foram infrutíferas. Terá sido um notável não apenas da Comenda mas do concelho de Gavião pois tem também nome numa rua da sede concelhia. Iremos continuar a procurar pois é sempre importante sabermos quem dá nome à rua onde moramos (não é o meu caso).

Só mais uma informação. Segundo Edvidges Apolinário, esta rua já tinha o nome de Dr. José Rodrigues Pires de Almeida antes de 1973, por altura do registo toponímico feito a propósito da abertura das valas dos esgotos. 

E espero que tenham gostado de mais um pequeno passeio.

Gracinda Flores com a informação que faltava:

O Dr. José Rodrigues Pires de Almeida era um jovem farmacêutico que faleceu em 1968, aos 32 anos de idade, vítima de um enfarte do miocárdio. Rapaz muito alegre e divertido, irmão do Dr.António.A.P.Rodrigues. Nasceu na Comenda, era filho de Antónia Georgina Rodrigues, que morava e tinha uma mercearia no Largo da Arvorinha (hoje Largo Dr.Cerejeira). Muito novo foi para Lisboa, mas sempre que podia vinha à sua terra Natal ,onde comprou a casa com o número 11 na rua que tem agora o seu nome. Depois da sua morte a casa ficou a pertencer ao irmão Dr António. É a casa que agora pertence ao Augusto à Rosário.

Valquíria Rosa Tomé acrescenta:

Era primo da Maria Moreno ( na altura dona de uma das maiores herdades da Comenda) e um dos acionistas da Companhia Portuguesa Higiene, em Lisboa.