A BIG, a Biblioteca Itinerante de Gavião, saiu para a estrada. O Land Rover dos anos 70 que a Câmara tinha na garagem foi recuperado para dar vida a um programa que visa levar livros, revistas e jornais a todas as povoações do concelho de Gavião (mais de 30), privilegiando sobretudo aquelas que não são sede de freguesia e que não têm pólos da biblioteca municipal.
Esta é a 74.ª biblioteca itinerante do país a integrar um programa que faz lembrar o das bibliotecas itinerantes da Gulbekian e que visa levar os livros aos lugares mais remotos e assim também combater o isolamento, tal como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio.
O momento contou também com as presenças do vice-presidente da Câmara, António Severino, e da vereadora Gracia Chambel, responsável pelo pelouro da cultura, bem assim como de Abílio Mendes, presidente da junta de freguesia de Comenda. Ana Luísa Lucas, diretora da Biblioteca Municipal de Gavião, fez-se também acompanhar por parte da equipa que irá dar corpo a este programa. Nuno Marçal, da biblioteca itinerante de Proença-a-Nova, também esteve na Ferraria, bem assim como de Patrícia Marques, uma das responsáveis pela nova biblioteca de Marvão, um dos cinco concelhos portugueses que não tinham qualquer serviço de biblioteca e que também vai optar por este programa.
A população da Ferraria marcou forte presença neste momento primeiro da BIG e requisitou muitos livros e revistas. Foi um excelente pontapé de saida da biblioteca que viaja de jipe e que promete fazer muitos quilómetros.