Câmara pondera colocar Casa do Povo da Comenda em arrendamento acessível

 


A Câmara Municipal de Gavião está a pensar colocar a antiga Casa do Povo de Comenda no programa de arrendamento acessível (1.° Direito) mas o vereador Rui Vieira e o presidente da junta de freguesia de Comenda, Abílio Mendes, não concordam.

O edifício pertencia à Segurança Social mas foi recentemente adquirido pela autarquia.

José Pio afirmou, em reunião de Câmara, que a casa do povo, onde já funcionou a creche e o posto de saúde, era uma hipótese para o programa que visa disponibilizar casa com preços de arrendamento controlados.

O vereador Rui Vieira, eleito pela CDU e antigo presidente da junta de Comenda (dois mandatos), desde logo se mostrou contra, tendo o presidente da Câmara dito que o edifício já foi casa de habitação. Rui Vieira disse desconhecer esta última situação e frisou que o imóvel tem dois gabinetes médicos e uma sala de espera, acrescentando que na Comenda há muitas outras possibilidades. O vereador da CDU entregou mesmo uma lista de 12 casas a preços baixos que a autarquia pode comprar para integrar neste programa, dizendo que neste edifício devia funcionar, sim, o posto médico pois o atual está muito afastado do centro da Comenda.

"Será um atentado", disse mesmo Rui Vieira sobre esta possibilidade, destacando que a antiga Casa do Povo foi feita com contributos dos comendenses.

José Pio prometeu fazer uma visita ao local e garantiu que está ideia não irá para a frente se a junta de freguesia de Comenda e o povo não concordarem. Em alternativa, o presidente da Câmara ponderou a hipótese de ali ser criado um núcleo museológico em memórias das tradições da freguesia de Gavião "com mais características alentejanas". O presidente só não quer que o edifício se transforme num elefante branco.