A última reunião da Câmara Municipal de Gavião foi marcada pela discussão sobre o I Jantar Jovem de Gavião, uma iniciativa da Juventude Socialista a que aderiram várias associações do concelho.
O jantar irá acontecer dia 25 de novembro, no restaurante 'O Manel', e a Câmara Municipal de Gavião irá comparticipar com 50% do custo da refeição (16 euros) acordado após sondagem aos restaurantes locais. Os vereadores Vítor Filipe, do PSD, e Rui Vieira, da CDU, votaram contra, tendo a proposta passado com os votos dos três eleitos do PS.
O PSD/Gavião já tinha tomado uma posição politica, criticando a utilização da imagem das associações locais pela Juventude Socialista, denunciando "uma estratégia calculada, que não passa de uma tática para obter vantagens políticas" e classificando a iniciativa como "uma exploração oportunista".
No entanto, Vítor Filipe fez questão de diferenciar a sua posição ao dizer não ser contra uma iniciativa que não devia ser a primeira mas mais uma de muitas, "dando continuidade a um festival que noutros tempos foi realizado na Comenda, dedicado à juventude do concelho". O vereador sublinha que a Juventude Socialista não é uma associação do município mas sim uma força partidária.
"Saúdo esta iniciativa, que revela a dinâmica da sociedade civil", começou por afirmar José Pio. Rui Vieira, por seu lado, disse desde logo não concordar "por estar por trás a Juventude Socialista".
O presidente da Câmara rebateu estes argumentos dizendo que a Juventude Socialista apenas teve a ideia e tomou a iniciativa. "Podia ter sido outra associação qualquer", acrescentou António Severino, vice presidente da Câmara e presidente da concelhia do PS. "Este evento de política nada tem", frisou.
Depois de aprovado o ponto, a discussão prosseguiu. António Severino disse que Vítor Filipe devia pedir desculpa aos jovens devido a comentários feitos por este nas redes sociais. "Peço desculpa aos jovens mas não os ataquei, apenas entendo que o associativismo não deve ser tocado pela política, não houve qualquer intenção de os menosprezar mas sim de relevar a forma mascarada disto tudo", disse.
José Pio, por seu lado, considerou que Vítor Filipe "teve palavras indignas para com os jovens que ainda vivem na casa dos pais", acrescentando que a juventude de Gavião "não precisa de lições de moral".
Na parte que nos toca, apenas um comentário: um bom jantar para todos os jovens gavionenses e não cheguem tarde a casa!