BELVER A ponte que pinta de azul o Tejo

 


A imagem é do belverense, ou saboeiro, Jaime Martins e apresenta-nos a Ponte de Belver numa noite já fria do final de 2023 mas iluminada com as cores noturnas habituais. Não sei de quem foi a ideia de iluminar a ponte, e de patrocionar os custos deste efeito, mas é de aplaudir pois assim fica criado todo um ambiente que envolve também o Tejo e o também iluminado castelo de Belver. Confesso que fica difícil saber se este cenário é mais bonito de noite ou de dia.

Sobre a Ponte de Belver, apenas algumas considerações.

A ponte foi inaugurada em 1905 após muita insistências das populações e devido também à influência do conselheiro José Caetano Rebelo, pai de José Adriano Pequito Rebelo, junto do rei. O caminho de ferro da Linha da Beira Baixa já por aqui passava há alguns anos (desde 5 de setembro de 1891) quando a ponte foi inaugurada, permitindo um acesso mais fácil a quem vindo da margem esquerda do Tejo (Gavião, Margem, Comenda) queria apanhar o comboio. Para as gentes da Comenda a Linha da Beira Baixa nunca foi a linha prioritária, note-se, pois normalmente era usada a estação da Cunheira, do ramal de Cáceres, com acesso à Linha do Leste).

Amieira e Alvega também pressionarm o poder central no sentido de terem ali a ponte mas não venceram a causa.

Curiosamente, a ponte foi inaugurada em 1905 mas os seus acessos rodoviários dignos desse nome só chegariam um pouco mais tarde e apenas em 1960 seria retificado parte do ainda sinuoso percurso do rio até Gavião.

Conforme nota o coronel Jorge Saco num dos seus livros,  o processo da ponte envolveu mesmo algum tumulto popular com origem na demora da decisão. O ónus foi colocado no conselheiro Rebelo, que até viu da janela da sua casa (que mais tarde foi o seminário) o povo construir e fazer arder uma miniatura da ponte feita de ramadas e com o dizer 'a ponte do Rebelo ardeu'. Pelos vistos, não só não ardeu como ali ainda continua.

A ponte quando o Tejo ainda não estava contido pela barragem de fio de água de Belver

Ao longo da sua vida centenária, a Ponte de Belver. por onde passa a Estrada Nacional 244, apenas sofreu uma remodelação profunda em 2016, quando viu o seu tabuleiro rodoviário alargado para seis metros, para além de um reforço estrutural.

A ponte tem uma extensão de 140 metros e quatro tramos.


Uma obra que seguiu a tradição de outras no local pois foi adjudicada em 2012 e só teve circulação normalizada, apenas por uma só via, em junho de 2017.

A nova ponte possui mesmo uma armadura de ação sísmica.