Da Comenda ao palco do S.Carlos ao lado de Maria Callas



Os Carranca são uma família tradicional da Comenda e não há muitos anos até editavam um boletim ficado na atividade da família.


Foi precisamente num desses boletins, disponível na Biblioteca Municipal de Gavião, que surpreendi Arlindo Nunes de Oliveira nesta pode majestática numa cena do "Barbeiro de Sevilha" que foi a cena no S. Carlos.

Arlindo é filho de João Nunes de Oliveira e de Roda Maria Carranca, tendo nascido no número 29 da Rua Delfina Pequito Rebelo, a 13 de agosto de 1933. Mudou-se ainda jovem para o Monte da Pedra, onde a família se fixou, e começou a trabalhar aos 11 anos, numa padaria. Aos 16 anos começou a trabalhar como serralheiro, até alistar-se na marinha, onde esteve quatro anos. Seguiu-se um brilhante percurso na ópera.

Diz-se num dia boletins dos Carranca que Arlindo cantou com Maria Callas, a grande soprano que esteve em Lisboa em 1958 para protagonizar "La Traviata" (foto acima), no S.Carlos, espetáculo que teve duas récitas completamente esgotadas.

Na foto de capa, Arlindo estava vestido para uma cena do "Barbeiro de Sevilha", uma das mais de 300 récitas levada a palco no S.Carlos cujo elenco integrou como primeiro tenor do corpo de cantores que integrou de 1957 a 1983.

Arlindo fixou habitação na Cova da Piedade.