Há uns tempos fizemos aqui referência a alguns presidentes de Câmara de Gavião que souberam sublinhar a sua passagem pelo cargo. Foi o caso de Jaime Estorninho, um presidente que gostava da Comenda e que foi o grande impulsionador da fundação, há 30 anos, do Orfeão Estrela da Planície.
Nessa revista aos autarcas fomos e injustos e negligentes em relação a Jorge Martins de Jesus por desconhecimento do seu percurso. Já por aqui estamos há dois anos - como residentes e pagando aqui os nossos impostos - e chegou a hora de reparar a omissão grosseira.
Os factos falam por si e uma revista ao trabalho desenvolvido por Jorge Martins não deixa margem para dúvidas quanto à influência do seu trabalho em projetos e programas que ainda hoje definem o que de melhor este pequeno concelho tem para mostrar.
Eleito vereador com apenas 24 anos, Jorge Martins assumiu a presidência da Câmara com apenas 30 anos, quando Galinha Barreto renunciou ao seu mandato para ser Governador Civil de Portalegre. Esteve 19 anos na presidência da autarquia gavionense e 19 anos não são 19 dias.
Na parte que toca à Comenda, Jaime Martins era presidente quando finalmente o Parque de Merendas da Ribeira da Venda foi inaugurado, então apenas com um tanque para os mais pequenos, numa cerimónia que contou com a presença do então ministro do Ambiente José Sócrates, que aqui veio também selar a lixeira pública que tanto preocupava os comendenses.
Em dois dos seus quatro mandatos como eleito como cabeça de lista do Partido Socialista, Jorge Martins contou com um comendense por adoção, Manuel Morais Silva, nos seus executivos, o que é sempre relevante para a freguesia de Comenda, tal como hoje acontece com Rui Paulino, vereador sem pelouro eleito pela CDU mas que nas suas intervenções muito se bate pela nossa freguesia.
Foi também nos mandatos de Jorge Martins que se concretizou a reabilitação do salão paroquial da Comenda, bem como a sua aquisição pelo município.
Também com Jorge Martins foi inaugurado o Mercado Público da Comenda, projeto dos arquitetos Maximina Almeida e Telmo Cruz.
Pela negativa, no que se reporta à Comenda, ficou o flop da zona industrial da Comenda, questão que o seu sucessor, José Pio, em dez anos ainda não conseguiu 'desembrulhar' enquanto o município avança para uma zona industrial na Atalaia, junto à nacional 118.
No que diz respeito ao resto do concelho, Jorge Martins foi o criador da Feira de Gastronomia e Artesanato que ainda hoje marca um momento importante do concelho e foi também com ele que a Praia Fluvial do Alamal se tornou um ponto brilhante do mapa das grandes praias fluviais portuguesas. Com ele no comando da Câmara nasceu a Feira Medieval de Belver, outro grande acontecimento da vida concelhia (e não só).
Na sua última eleição, em 2009, Jorge Martins e o Partido Socialista receberam um apoio claro e inequívoco, reunindo 1712 votos para a Câmara (em 2021 o Partido Socialista conseguiu em Gavião 1051 votos) face a 692 do PSD e 349 da CDU. Ainda em 2009, na Comenda o Partido Socialista, numa lista liderada por Eusébio Gaspar, bateu a CDU por um voto: 298/297.
Para fechar, refira-se que foi também com Jorge Martins que foi lançado o loteamento da urbanização do Calvário, na vila de Gavião, uma iniciativa que José Pio (em 2009 eleito presidente da junta de freguesia de Gavião) e os seus executivos souberam continuar, dando uma cara nova e moderna à sede do concelho.
RICARDO BRANCO COMENTOU
"Faltou talvez referir ainda o importante papel e visão que o Jorge Martins teve à data, lançando um visionário projecto de requalificação urbana na aldeia de Belver, envolvendo uma vasta equipa de técnicos de diferentes áreas do conhecimento, que fez e continua a fazer, toda a diferença, bem como a construção da ETAR da Comenda em 2007, contemporânea da obra de requalificação do Salão Paroquial.'
LÚCIO RENTE COMENTOU:
"Só duas correcções, no primeiro mandato como eleito, Jorge Martins também teve um vereador comendense, Mateus Vieira da Silva, e o Salão Paroquial não foi adquirido pela Câmara, existe sim um protocolo de uso durante 30 anos, o Salão pertence à Paróquia."