Há 19 concelhos do Alentejo com despesas brutais com pessoal mas Gavião não está nesse grupo


A análise da leitura de alguns dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022 que aqui temos trazido não reflete apenas dados que confirmam a pequena escala do concelho de Gavião na angariação de receita.

Há também outros indicadores que mostram que Gavião tem sabido gerar com alguma parcunónia os seus orçamentos, como seja o facto de ser o 34.º município português, entre 308, com menor despesa mapaga em juros entre 2014 e 2022. pouco mais de 105 mil euros, o que dá 31,3 euros por habitante. Lisboa pagou, nesse período, 81 milhões em juros, 147 euros por habitante.


Gavião também não surge no ranking dos 35 concelhos com maior peso de despesas com pessoal no total do orçamento, sendo que nesse ranking o concelho do redondo surge com 51,4% de pagamentos em recursos humanos, ou seja, mais de metade do seu orçamento vai-se para pagamentos com pessoal que trabalha na autarquia. Elvas é o 35.º concelho deste ranking que 'enuncia' uma empregabilidade forte por parte da autarquia, com 40,1%, sendo que a média nacional é de 30,8%. Há 19 concelhos alentejanos no grupo de 35 que aplicam grande parte dos seus recursos a pagar ao seu pessoal.