Clube Castelanense promoveu na Comenda encontro sobre património vivo

 


O Clube Castelanense/Arquivo Digital e Imaterial da Comenda reuniu este sábado alguns dos seus associados para o I Encontro com o Património Vivo, uma iniciativa integrada na European Heritage Days promovida pela Comunidade Europeia.

A historiadora Edvidges Apolinário fez a introdução falando das mudanças operadas na paisagem e no modo de vida da freguesia da Comenda, lamentando que hoje quem aqui vive já não consiga um acesso fácil a produtos como o arroz e  azeite que noutros tempo eram parte do eixo da economia produtiva. Recorde-se que foi na Ferraria e em parte da freguesia de Margem que pela primeira se cultivou arroz em Portugal.

Depois, Ricardo Branco recordou que o Clube Castelanense foi reativado em 2018, contando hoje com 35 sócios efetivos. Para também elencar tudo o que tem sido a intervenção dessas associação nomeadamente na forma como contestou a construção da central solar do Polvorão, processo para o qual apresentou 15 sugestões que foram liminarmente ignoradas.~

Ricardo Branco fez também o ponto da situação da comunidade energética que está a ser criada na Comenda e no Vale da Feiteira, referindo que tem já 14 produtores com tudo regularizado, encontrando-se o processo agora numa fase de procura de consumidores que se possam associar a uma comunidade que será capaz de produzir um quarto da energia necessária para a Comenda. Os beneficiários desta comunidade energético beneficiarão durante 20 anos de um substancial desconto na fatura energética e os painéis solares serão instalados gratuitamente por conta da empresa a contratar, passando a pertencer aos produtores de energia no final do contrato.

Ricardo Branco sublinhou ainda que o Arquivo Digital e Imaterial da Comenda continua a fazer o seu caminho e que até ao final do ano está recetivo a projetos com potencial de financiamento europeu que possam contribuir para o enriquecimento da memória e da história desta região.

No encontro esteve presente também Rui Silva Pires, responsável pelas páginas Por Este Rio Acima e Gavião e Nisa Turismo e Património.