Transformações

 


Estas duas imagens têm exatamente um ano de diferença e dizem respeito a parte do nosso quintal, na rua Dr. Freitas Martins, onde recuperamos uma casa que nunca tinha sido habitada e que em meados do século passado funcionou como casa da sopa (antes da transferência desta para o salão paroquial).

Em 4 mil milhões de vida na Terra, dois milhões foram consumidos para que as células primitivas ganhassem um núcleo, o primeiro passo para a complexidade da vida. Nos restantes dois mil milhões de anos da evolução/transformação, só uma ínfima parte diz respeito à vida inteligente da nossa espécie - basicamente corresponde a menos de segundo num ciclo de 24 horas de vida neste planeta.

Por isso, um ano, ou 365 dias, será sempre pouco.

Mas o Homem tem um dom transformativo. Neste caso, a minha mulher. Que sonhou este pedaço onde em tempo viveram animais de criação.

Paramos hoje aqui apenas para 'congelar' o momento de transformação, na certeza de que o tempo nunca anda devagar mesmo quando tudo fazemos para o abrandar.

PS - Este é um espaço que continua altamente beneficiado do ponto de vista natural pelo vizinho a norte, a casa e o terreno da família Tapadas, um exemplo de que como se deve tratar um jardim.

GRACINDA FLORES COMENTOU:

A casa que o Senhor Queirós comprou foi habitada durante muitos anos pelo seu primeiro proprietário, José Branco e esposa, Domingas Maria Chambel. Mais tarde, os herdeiros venderam-na a João M Gueifão, pai de João F Gueifão e foi então que funcionou como casa da sopa . Parabéns por terem transformado esse espaço num lugar tão aprazível .Está lindíssimo . É caso para dizer “Quem te viu ,Quem te vê “…