Uma entrevista com muito para contar do padre João Gabriel Monteiro

 


O padre João Gabriel Monteiro lançou boas sementes na Comenda e o seu percurso na paróquia ainda hoje é recordado.

O padre Gabriel sucedeu a Horácio Nogueira e foi o antecessor do último pároco residente na Comenda, o padre Lobato Novo, que aqui esteve mais de 40 anos, vendo o milénio rodar.

Em 1961, quando o salão paroquial da Comenda foi inaugurado, o padre João Gabriel estava por cá e dava uma entrevista ao jornal 'O Distrito de Portalegre', cuja edição de 16 de dezembro de 1961 nos fez chegar a mão amiga do Rui Paulino.

A esse jornal voltaremos com outro detalhe.

Por ora, importa dizer que o padre Gabriel começou por creditar a ideia da construção do salão paroquial - construído em terreno cedido por José Barros Gouveia e a expensas de Delfina Pequito Rebelo - ao seu antecessor, precisamente Horácio Nogueira. Regista-se o cuidado num tempo, como o nosso, em que qualquer pilha galinhas aparece na net a mostrar como seu algo que roubou.

Para o salão, o padre Gabriel tinha vários projetos, entre as quais um cine clube e um salão de jogos "para afastar os jovens da taberna". Para as raparigas, o pároco pensava numa "casa de trabalho", com o apoio da diretora da 'Obra das Mães'. Ou seja, jogos para os rapazes, trabalho para as raparigas. Outros tempos...

Regista João Gabriel que na cave do edifício já funcionava a Casa da Sopa que antes funcionou no 16 da rua Dr. Freitas Martins, onde residimos. Eram 30 as crianças que na altura beneficiavam desse serviço social.

João Gabriel expressou ainda o sonho da construção de uma capela no Vale da Feiteira - como viria a acontecer mais tarde devido ao mecenato de José Pequito Rebelo - e de uma ou das salas para explicações. "Apercebi-me do baixo nível intelectual desta gente", sublinhou ao jornalista. O pároco estava empenhado em ajudar a formar "uma elite de jovens capazes de elevarem o nível da freguesia", fazendo notar que quando chegou à Comenda havia apenas três estudantes do 1.º ciclo liceal "e hoje há mais de 20".

A entrevista ia bem mas surgiu Maria Isabel, irmã do padre, a anunciar que o almoço estava pronto.