O futebol que por aqui houve e de que resta apenas o cenário

 


Já aqui falamos algumas vezes da intensidade da prática do futebol no Alto Alentejo, região que já fez história na principal divisão do futebol nacional, através das presenças de !"O Elvas", do Estrela de Portalegre e do Campomaiorense.

Há que contar ainda com a presença de o  Portalegrense durante três épocas na segunda divisão nacional, para além de um Estrela de Portalegre com várias presenças no antigo Campeonato de Portugal e na II Divisão, clube que esteve a um empate de ascender à I Divisão, na época de 76/77.

O Alentejo, sendo a maior região do país, tem a mais fraca presença de todos os distritos na divisão maior do nosso futebol, onde hoje até a região de trás-os-montes mantém um representante - o Desportivo de Chaves, autêntica lança em ´ África num campeonato dominado por equipas onde se sentem os efeitos da maresia.

A Associação de Futebol de Portalegre é a segunda mais antiga do país, a seguir a Lisboa, mas hoje apenas consegue manter um quadro de seis equipas na sua divisão principal. Este ano, "O Elvas" dominou a competição e vai subir ao Campeonato de Portugal, de onde desce o Arronches e Benfica.


Vem tudo isto a propósito de mais um campo de futebol que passou à história no distrito. Aqui perto, no Monte da Pedra.

Quando na Comenda o futebol amador, ligado ao campeonato da antiga FNAT, era uma realidade, também neste pelado eram disputados grandes dérbis. Hoje, vai servindo de parque de estacionamento do recinto de festas enquanto ainda resistem os ferros das balizas.