Houston, temos vários problemas com a água da Ribeira da Venda

 


Não há que iludir a questão.

A Praia Fluvial 5 estrelas da Ribeira da Venda, que deixou de o ser desde que a segunda piscina há dois anos entrou em funcionamento, tem um problema relativamente à sua água (mas não só).


A ribeira da Salgueira, também conhecida por Ribeira da Venda, está classificada como um dos dos rios do Sul de pequena dimensão e é uma das poucas ribeiras que correm no concelho de Gavião que, segundo os estudos ambientais feitos no âmbito da central solar do Polvorão, apresenta um estado ecológico apenas razoável e um estado químico desconhecido, sendo o seu estado global "inferior a bom".

Dá para perceber que é assim, bastando olhar para a cor da água e também bastando apurar o olfato.


No último mês de dezembro, esta ribeira subsidiária do Sor com 20,7 quilómetros de extensão e uma área de bacia de 81 quilómetros quadrados (acima dos 50 quilómetros quadrados da Ribeira de Margem) esteve com este surpreendente caudal, como consequência de vários dias de chuva intensa neste território.

Mas a realidade estival é bem diferente e já estamos a ver a Ribeira da Venda a descer acentuadamente todos os dias, a montante do açude.

Açude que é um dos muitos obstáculos que tem de vencer, como acontece com esta ponte de...tubos.

Basta caminhar um pouco para montante da chamada praia fluvial para percebermos o nível das pontes improvisadas que foram construídas ao que tudo indica sem que a Agência Portuguesa do Ambiente tenha sido para aqui chamada, ou outra autoridade qualquer.


Atente-se neste exemplo, num local onde o caudal da ribeira é sustido quase na sua totalidade.

Não admira, portanto, que por esta altura chegue pouca água à praia fluvial, no que não ajuda também o estado do seu afluente que corre atrás da zona do habitual palco do Beat Fest (um curso de água sustido a montante e 'infetado' de mato no seu curso final).

As cinco estrelas da praia fluvial da Ribeira da Venda são para ser defendidas por quem de direito. Pensando em soluções para abastecer a sua grande bacia e também na qualidade da água. Tudo o que se fizer sem pensar nisto será deitar dinheiro para o balde.