Escritura dos terrenos da Ribeira da Venda vai ser finalmente uma realidade

 


O parque de merendas da Ribeira da Venda foi um desiderato cumprido sob a liderança de um presidente de junta de Comenda, Manuel Duarte 'Lérias', que não viu, porém, ser consumado a escritura que resultou da doação dos terrenos por parte de Jorge da Fonseca Bastos, proprietário da Herdade da Comenda/Vale do Grou.


A doação dos terrenos foi concretizada em 1990 por Jorge Sampaio e Eça da Fonseca Bastos, uma área onde está instalado o parque de merendas mais 26 mil metros quadrados. 

A verdade é que os anos foram passando e numa foi feita a escritura da doação dos terrenos à junta de freguesia de Comenda. Pois bem, parece que é desta. Conforme informou José Pio na última reunião da Câmara de Gavião, "a Câmara vai adquirir todo o espaço para além dos terrenos que foram doados, de forma a viabilizar o melhoramento de todo o espaço". Em causa estão 6,5 hectares de terreno. A autarquia irá comprar os terrenos que se juntarão aos atuais por 5 mil contos, terrenos que estão para além da vedação, na margem direita da ribeira.

O vereador Rui Vieira fez questão de dizer que depois desta aquisição terá de ser feita uma doação à junta de Comenda, que por sua vez fará um contrato de comodato com a Câmara para que esta faça a gestão do espaço.

O acordo já está conseguido com Luís e Graça Bastos, ascendentes de Jorge Bastos.

Por outro lado, José Pio informou que a Câmara já adquiriu 132 mil cubos de granito para pavimentar o acesso às piscinas, o que implicou um custo de 30 mil euros. Os cubos só não foram ainda colocados porque o presidente da Câmara quer que não sobre qualquer tipo de margem para denúncias em tribunal.

"Eu prometi, eu quero cumprir", disse José Pio.