A Casa das Artes e a Eco Laguna de Gavião são uma realidade. Ambos os equipamentos foram inaugurados no passado dia 10 de junho. O custo do projeto foi de 1,5 milhões de euros. Gavião passa a contar agora com uma piscina descoberta única no Alto Alentejo, um plano de água de quase 500 metros quadrados inspirado nas represas de água existentes nas propriedades agrícolas do Alentejo, as conhecidas barragens ou charcas.
A laguna apresenta uma zona de hidromassagem e uma zona de cascata, estando enquadrada por 'rock gardens' e estando dotada também de instalações sanitárias, posto de socorro, guarda sóis e espreguiçadeiras, para além de um bar de apoio.
O projeto de arquitetura tanto da laguna como da Casa das Artes é de Victor Lopes Soares enquanto a arquitetura de interiores é uma criação de Ana Vieira da Silva.
José Pio, presidente da Câmara de Gavião, citou Fernando Pessoa no momento da inauguração, um momento que contou com as presenças de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, e de António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo. Os antigos presidentes de Câmara de Gavião Jaime Estorninho e João Galinha Barreto também estiveram presentes. Aliás, Jaime Estorninho dá o seu nome a uma das salas da Casa das Artes dedicada à Banda Juvenil de Gavião, projeto seu enquanto líder da autarquia.
Foi inaugurado também o monumento 'Sopro do Alentejo', da autoria de Cristina Maria (que cantou um fado) e é uma homenagem à Banda Juvenil de Gavião, banda que comemorou o seu 34.º aniversário.
A Casa das Artes possui também uma sala dedicada ao capitão Sílvio Pleno, maestro da primeira Banda Juvenil de Gavião.
A Casa das Artes alberga ainda o posto de turismo, uma loja de produtos regionais, uma sala de apresentação e prova de produtos regionais, o Museu da Música, a Galeria de Arte do Escultor Luís Rodrigues e a Galeria de Arte Artur Gueifão de réplicas e memórias do passado.
A Casa das Artes resulta da recuperação da antiga casa de João Ascensão ou Casa da Noiva. Um edifício que se encontrava em adiantado estado de degradação quando a Câmara de Gavião o adquiriu, em agosto de 2014.