Um obrigado a José Pio pelas palavras de boas vindas ao concelho de Gavião

 


Quando chegamos à Comenda, no dia 4 de outubro de 2021, para viver numa casa no largo Doutor Cerejeira, fomos desde logo apresentados a José Pio e a alguns políticos locais.

Em frente à nossa casa, um cartaz do Partido Socialista reforçava a mensagem para a segunda volta das eleições autárquicas na Comenda.

O tempo passou e tivemos oportunidade de conhecer melhor quem abraça a causa pública na condição de autarca, algo que nem sempre é bem compreendido por quem gosta apenas de rachar lenha e não quer entender que não há varinhas mágicas à disposição de quem assume poderes públicos. No caso do concelho de Gavião, com um orçamento anual que julgo não chegar aos dez milhões de euros, é sempre mais difícil. Mas esta é outra história.

Como devem ter reparado, a foto de capa junta o atual presidente da Câmara Municipal de Gavião a um antigo presidente desta autarquia, Jaime Estorninho, que continua a ser um histórico e uma referência do PS. 


Tivemos a sorte de os ter juntos na Comenda, nas comemorações do 25 de abril, e assim aconteceu este registo e também ficou o prazer de conversar um pouco com um antigo presidente de Câmara e governador civil que deixou a sua marca.

Mas vem tudo isto a propósito da minha presença e da Ana numa recente reunião da Câmara Municipal de Gavião, uma autarquia na qual todas as reuniões são públicas e acontecem na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês, às 10 horas.

Há largos anos que acompanho reuniões de autarquias (em Matosinhos e Vila Nova de Gaia) e também assembleias municipais de freguesia, o que aconteceu muitas vezes por motivos profissionais e outras apenas por sentido de participação cívica.

O 25 de abril deu-nos esta possibilidade e só é pena que estas reuniões públicos contem normalmente com pouca participação de cidadãos - está visto que hoje estes preferem manifestar-se, com gritaria nas redes sociais, onde todos ficam bem na fotografia no deita-abaixo (eu próprio não me livro desse 'pecado').

José Pio felicitou-nos por termos mudado a nossa residência para o concelho e mostrou-se feliz também com o facto de aquela reunião ter sido um momento histórico, graças à presença, inédita, de sete cidadãos no espaço do público.

A participação cívica passa também por aqui pois é olhos nos olhos que muitas vezes se encontram as soluções para os problemas que nos atingem e estas são também oportunidades para darmos o nosso contributo para o desenvolvimento do nosso concelho e da nossa freguesia.

Estamos em Gavião de corpo e alma, todos os dias, e disponíveis para somar e não para subtrair.