Da Comenda de Belver terá nascido o topónimo Comenda

 


A origem do nome 'Comenda' é consensual e resultado do facto de por aqui ter existido uma comenda como tantas outras que existiram sobretudo em terras de ordens religiosas e militares.

No nosso caso concreto, aqui tivemos a jurisdição do Priorado do Crato, emanação da Ordem dos Hospitalários ou de Malta.

O nome 'Comenda' subsiste em vários locais do país, de que é exemplo a Herdade da Comenda, perto do Vimieiro, ou da Herdade da Comenda em Setúbal, que recentemente foi notícia.

Mas 'Comenda' como nome de aldeia e de freguesia só mesmo aqui, que eu conheça.

Porque, conforme nos sugere a consulta do 'Cadastro da População do Reino', com data de 1527, mandado fazer por D. João III, aqui existia a Comenda de Belver. Nesse livro referida como pertencente ao Priorado do Crato e sufragada a Belver, quando contava com 57 moradores em casas dispersas.

Aí se definiam também as confrontações de Comenda e são estes limites que nos confirmam que Comenda já seria o que é hoje a área da freguesia com o mesmo nome, embora sem especificação de lugares.

No livro cadastral diz-se que Comenda tinha o seu limite a nordeste com o termo da Amieira, distando desta aldeia duas léguas, cerca de 12 quilómetros nos padrões do século XVI. Comenda também confrontava com Tolosa a nascente, distando uma légua desta aldeia, e o seu termo 'colava' ao de Margem e Longomel (então referida como Longomill) a poente. A noroeste, a Comenda 'batia' com o termo de Gavião (Gavjão), distando desta localidade uma légua e meia.

Gavião que nessa altura tinha 32 moradores na sua sede de termo e 69 em casas ditas apartadas, tendo mesmo menos moradores na aldeia sede que Tolosa, que tinha 42 mas nenhum em casas dispersas pelo termo da freguesia.

Uma nota para referir que Longomel (hoje no concelho de Ponte de Sor) e o concelho de Margem surgem na listagem das terras do Duque de Bragança com um total 23 moradores, tal como Alter do Chão (578), entre outras.

Por último, uma curiosidade: o Monte do Chamiço surge referido no termo do Crato, com a presença de 36 moradores. Não há referências ao Sourinho, o habitat que ao que tudo indica terá precedido o Monte da Pedra.

O nosso obrigado a Duarte Nuno Tapadas por nos ter emprestado para consulta o documento que deu origem a estas considerações, sendo que a principal conclusão, embora sempre sob reservas, aponta para o facto de 'Comenda' já ser no século XVI uma referência toponímica que definia bem a área que hoje pertence à nossa freguesia. A 'Comenda de Bellver' é certo, tal como surge em título, mas sempre 'Comenda' apenas quando chamada para detalhes geográficos.