Uma noite no cinema, em Gavião, sob a memória de Francisco Ventura

 


Ontem fomos pela primeira vez ver cinema no Cine Teatro Francisco Ventura, em Gavião. Numa noite inesperadamente fria, cerca de sete dezenas de jovens ali estiveram para ver uma filme do género fantástico, Dungeons & Dragons. No intervalo, fomos surpreendidos com imagens dos meninos e meninas da escola da Comenda, filmados para um filme sobre uma ação que envolveu os alunos gavionenses. Muito bem produzido, ao nível do filme que foi exibido através de um sistema de projeção que é topo de gama e com um som extraordinário. Regista-se este investimento em equipamento igual ao que acaba de ser instalado nas novas salas de cinema do NorteShopping, em Matosinhos.

Foi também verificar que Francisco Manuel Ventura não deu apenas o seu nome ao cine teatro e que a sua memória está também conservada no interior da sala de espetáculos (falta apenas alguma informação sobre o homem e a obra).

Francisco Ventura foi um grande dramaturgo português da primeira metade do século XX. Nasceu no dia 16 de fevereiro (tal como eu!) de 1910, em Gavião. Uma grande personalidade, entre outras nascidas em Gavião.